sábado, 29 de agosto de 2009

João Filgueiras Lima, o Lelé, é homenageado pela Revista TRIP


A arquitetura, que ultimamente anda tão distante das mídias não especializadas, ganhará uma grande homenagem em novembro. O arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, será um dos 13 homenageados da terceira edição do Prêmio TRIP Transformadores, que terá como palco outra grande presença forte da nossa arquitetura, o Auditório do Ibirapuera.

Se a arquitetura e os arquitetos andavam tão descolados das revistas e TVs, e também do cotidiano da maioria dos brasileiros, Lelé coloca o arquiteto novamente em destaque. Indicado pela revista TRIP para uma homenagem que tem como alguns de seus temas a diversidade e a liberdade, Lelé figura entre as personalidades que refletem os ideais e princípios com os quais se identificam grande parte dos leitores desta revista.

Nada mais justo diante de sua brilhante trajetória, que desde sua saída do comando do Centro Tecnológico da Rede Sarah passa por uma nova e ousada página com a criação do Instituto Brasileiro de Tecnologias do Habitat. Desanimado com as inúmeras brigas judiciais acionadas pelas empreiteiras que viam no CTRS um entrave para seus ganhos, Lelé passa por um novo desafio que ganha mais força com a indicação para esta homenagem.

Fica para nós uma necessária questão: qual é o impacto desta indicação neste importante momento da obra do nosso arquiteto? Afinal de contas, uma homenagem como esta representa não só uma celebração à sua trajetória profissional como também um fundamental apoio político vindo não do IAB ou de um organismo relacionado à arquitetura, mas de uma parcela da população que não está ligada diretamente aos desafios da obra arquitetônica do Lelé. Um admirável apoio que vem a reafirmar o papel fundamental da busca deste arquiteto brasileiro por liberdade, justiça social e melhores condições de vida para boa parte dos brasileiros.

Sem sombra de dúvida, uma homenagem merecidíssima e um grande acerto da revista TRIP. Com Lelé a arquitetura brasileira estará sempre bem representada!

Um comentário: